segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

AIDS/HIV


AIDS/HIV

O que é HIV?
HIV (vírus da imunodeficiência humana) é o vírus que causa a AIDS. Este vírus pode ser transmitido de uma pessoa para outra quando o sangue. A contaminação geralmente ocorre é infectado por relação sexual ou contato de sangue saudável com o sangue contaminado. Além disso, mulheres grávidas infectadas podem transmitir o HIV para o bebê durante a gravidez ou parto, bem como através da amamentação. Algumas dessas pessoas irão desenvolver a AIDS como resultado de sua infecção pelo HIV. Entretanto nem todas.


O que é AIDS?

AIDS significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. 

Adquirida - quer dizer que a doença não é hereditária, mas se desenvolve após o nascimento do contato com um agente causadores de doenças (neste caso, o HIV). 

Imunodeficiência - significa que a doença é caracterizada por um enfraquecimento do sistema imunológico. 

Síndrome - refere-se a um grupo de sintomas que indicam ou colectivamente caracterizam uma doença. No caso da Aids, isso pode incluir o desenvolvimento de determinadas infecções e/ou câncer, bem como uma diminuição no número de determinadas células do sistema imunológico de uma pessoa.

Um diagnóstico da Aids é feito por um médico específico usando parâmetros clínicos ou laboratoriais.

O que causa a AIDS? 

A AIDS é causada pela infecção por um vírus chamado vírus da imunodeficiência humana (HIV). Este vírus é transmitido de uma pessoa para outra através do sangue com sangue e contato sexual. Além disso, mulheres grávidas infectadas podem transmitir o HIV a seus bebês durante a gravidez ou parto, bem como através da amamentação. Pessoas com HIV têm o que é chamado de infecção pelo HIV. Algumas dessas pessoas irão desenvolver a AIDS como resultado de sua infecção pelo HIV.

Como o HIV causa a AIDS? 
O HIV destrói um certo tipo de célula do sangue (linfócitos T CD4 +), que é crucial para o funcionamento normal do sistema imunológico humano. De fato, a perda dessas células em pessoas com HIV é um preditor extremamente poderoso do desenvolvimento da AIDS. Estudos de milhares de pessoas têm revelado que a maioria das pessoas infectadas com o HIV são portadoras do vírus por muitos anos antes que o dano é feito o suficiente para o sistema imunológico de AIDS a se desenvolver. No entanto, testes sensíveis têm mostrado uma ligação forte entre a quantidade de VIH no sangue e diminuição de células CD4 + T e no desenvolvimento da AIDS. Reduzir a quantidade de vírus no corpo com as terapias anti-retrovirais podem reduzir drasticamente o ritmo da destruição do sistema imunológico de uma pessoa.

Sintomas da Aids

A AIDS não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais são geralmente semelhantes e, além disso, comuns a várias outras doenças. Geralmente estes sintomas aparecem de 2 a 4 semanas após a infecção. São eles:

  • Febre
  • Calafrios
  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta
  • Dores musculares
  • Manchas na pele
  • Gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.